SANTA INES
Solução para liberar tráfego na 222 em Santa Inês pode demorar até 1 mês
O Agora! apurou nas na manhã de sexta-feira, que muito provavelmente a solução para a liberação do tráfego pela BR 222 a partir de Santa Inês, no sentido de Santa Luzia, mais precisamente na Santa Filomena, onde uma ponte teve uma de suas cabeceiras arrastadas pelas águas de um igarapé, possivelmente só acontecerá totalmente em no mínimo nos próximos 20 dias ou mais, o que leva a acreditar que esse prazo possa até se estender por 30 dias, caso o DNIT e outros órgãos à nível estadual e municipal não disponibilizem mais esforços para tanto.
EXÉRCITO E PONTE DE FERRO
As últimas informações dão conta de que no local da ponte que praticamente ruiu, será colocada uma ponte metálica que virá de algum lugar para Santa Inês, trazida pelo Exército que será também responsável pela implantação da mesma. Segundo informações da PRF no Maranhão, o superintendente do DNIT no estado, ex-deputado federal João Marcelo, teria informado na tarde de quinta-feira (4) que “no km 364,6 da BR 222 que continua interrompido com o tráfego sendo realizado por via local de serviço da VALE, nesse ponto será instalada uma ponte metálica do Exército com prazo de instalação de 20 dias para liberação do tráfego”. Diante dessa informação, resta saber se o desvio, ou a estrada paralela à linha do trem da Vale, terá suporte para suportar por mais dias ainda esse trânsito todo, e questiona-se também, como uma estrada federal de tamanha importância, construída há cerca de 50 anos, ligando Santa Inês e Açailândia, que nunca havia ficado tanto tempo interrompida, se encontra em uma situação dessa, causando enormes prejuízos não só para Santa Inês, Santa Luzia, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas e Açailândia, mas para todo o Maranhão, isso em pleno século 21, ano de 2024. Fato esse lamentável por demais!
REPRESENTATIVIDADE ZERO?
E aqui aproveitamos para lembrar que Santa Inês não é uma cidade qualquer. Tem prefeito, 17 vereadores, dois deputados federais (Juscelino Filho e André Fufuca que nasceu aqui) que são até ministros de pastas importantes da União, um 1º suplente de senador, Roberth Bringel, uma deputada estadual Solange Almeida, que se diz amiga do governador, o diretor do DNIT no Maranhão João Marcelo, filho do ex-governador e senador João Alberto, e que já foi deputado federal e foi votado aqui, e é bem aí de Bacabal, o governador Carlos Brandão é aliado do presidente da República Lula, a BR 222 é importante não só para Santa Inês e para o Maranhão, mas até para outras cidades e outros estados, e mais; o prefeito de Pindaré, Alexandre Colares (o Grande!) as prefeitas de Monção, Cláudia Silva, de Santa Luzia, Francisca do Macaquinho e Bom Jardim, Cristiane Varão, tem muitos políticos amigos, que em um caso desses poderiam usar sua representatividade para resolver logo o problema, tem o prefeito de Igarapé do Meio, que é aliado de um famoso deputado federal e sua esposa, também deputada federal (Josimar do Maranhãozinho e Detinha), e tantas outras representações de força na política administrativa do município, do Estado e da União, e isso tudo não soma nada? Já estamos chegando a uma semana completa amanhã, segunda-feira à noite, e ainda se fala em 20 dias para solução do problema. Em que estado do Brasil uma ponte de uns 30 ou 40 metros em uma estrada federal demorou tanto tempo para ser reestruturada e liberar o tráfego de veículos? Uma vida já se foi por conta desse “desatstre”, e quantas mais terão que ir até que se crie uma gabinete de urgência para resolver o problema? Sem maiores explicações, repetimos; trata-se de uma ponte de no máximo uns 30 ou 40 metros…em um lugar plano, uma ponte que existia desde 1973, há 50 anos, localizada praticamente dentro da cidade de Santa Inês, e o tráfego de veículos e pessoas só será restabelecido em 20 ou 30 dias? O Agora! cobra e cobra veementemente solução mais rápida para o problema. Somos coletividade…e não legislamos em causa própria! (Da Editoria do SAN/ Sistema Agora de Notícias).