ENEM

Mais de 165 mil candidatos estão aptos a participar do Enem 2023 no Maranhão

Mais de 165 mil candidatos estão aptos a participar do Enem 2023 no Maranhão
Publicado em 06/11/2023 às 19:41

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 é realizado neste domingo (5) em todo o país. No Maranhão 165.771 candidatos estão aptos a participar do exame, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Foi registrado, no Maranhão um crescimento de 26,6% no número de inscritos nesta edição, em comparação com a edição de 2022, que apresentou 130.942 candidatos inscritos. Neste domingo os candidatos vão responder 45 questões de linguagens, sendo 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol, 45 questões de ciências humanas e mais redação.
A abertura dos portões nos locais de prova será às 12h, com fechamento às 13h. Já o início das provas será às 13h30 e o término às 19h. Cada candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Locais de prova
O local de prova está disponível no cartão de confirmação do participante, que pode ser acessado pela Página do Participante.
Neste ano, diversos candidatos relataram problemas com a distância entre o local onde moram e o lugar onde farão a prova – pela regra definida, não pode ultrapassar 30 km. O Inep afirmou que já cobrou a revisão dos critérios adotados pela empresa contratada para fazer a aplicação e que irá resolver a situação.
O que levar no dia da prova?
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Álcool em gel;
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não apertem.
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal (capturas de tela não serão válidas). Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
O que não levar no dia prova?
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas. A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.

AINDA SOBRE O ENEM

Enem envolve esquema de segurança integrado no MA

Órgãos federais, estaduais e municipais atuam em locais estratégicos para garantir que o exame ocorra sem intercorrências.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) contam com o apoio de vários órgãos federais, estaduais e municipais para garantir a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que terá suas provas aplicadas neste e no próximo domingo, 5 e 12 de novembro.
Todas as fases envolvem um amplo esquema de segurança, desde a construção das questões de provas até a divulgação do resultado. No Inep, autarquia do MEC responsável pelo exame, também se reuniu com as equipes técnicas do instituto, onde acompanhou o monitoramento e os últimos preparativos para a aplicação da prova.
Segurança no Maranhão
No Maranhão, mais de 2 mil policiais militares reforçam as ações de segurança planejadas para os dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Maranhão. O reforço do contingente da Polícia Militar faz parte da Operação Enem 2023. O esquema de segurança inclui a cooperação das Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. O seletivo conta ainda com o trabalho do Ministério da Educação e dos Correios. O planejamento busca a confiabilidade desde o processo de entrega dos malotes da prova até a execução nas salas do exame, inclusive com ajuda de aparelhos para detecção de pontos eletrônicos.
“Nossa operação começou desde maio com o planejamento das ações. Na semana passada foi realizado um levantamento das escolas para mapear situações como aglomeração e até possibilidade de manifestação. Na sexta-feira (3), os malotes [de provas] foram levados para vários quartéis da Polícia Militar. Todos os 165 mil inscritos para o Enem no Maranhão podem ter certeza que a segurança está garantida”, declarou o coordenador da Operação Enem 2023, coronel Nilson Ferreira. (Informações do Imirante.com)

EM SANTA INÊS