José Reinaldo Tavares destaca validação da ZPE de Bacabeira
Titular da Sedepe coordenou o grupo de trabalho que levou à criação da Zona de Processamento de Exportação
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), José Reinaldo Tavares, destacou a validação da criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Bacabeira, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta quarta-feira (5).
Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, o secretário, que coordenou o grupo de trabalho que levou à criação da ZPE, contou que o Governo Federal aprovou a criação da ZPE, no município de Bacabeira, em reunião realizada há duas semanas em Brasília. Disse, também, que o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) imediatamente validou a implantação da ZPE do Maranhão, área de livre comércio com o exterior, que permite a instalação de projetos industriais com potencial mapeado de R$ 15 bilhões em investimentos, e geração de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
“É um projeto extremamente importante para o Estado e já é adotado em 170 países. Foi um dia de muita alegria para todos nós, o sonho de mais de 50 anos que se tornou realidade. Uma ZPE significa atração de investimentos, de empregos e de empresas de alta tecnologia, além de fundamental para o Maranhão, principalmente nessa hora de transição energética. A principal demanda para a ZPE são empresas que querem produzir hidrogênio verde, querem descarbonizar a indústria, e isso é uma dádiva que o Maranhão vai comandar”, explicou.
Atração de projetos
De acordo com o secretário, o projeto estadual em Bacabeira prevê uma infraestrutura com 8 milhões de m² de área locável, área alfandegária com três galpões de 1.800m², pátio para contêineres, heliporto, refeitório e espaço de eventos.
José Reinaldo Tavares destacou que também tem potencial para atrair empresas nos setores de siderurgia e metalurgia, e ainda: indústrias de não ferrosos (alumínio), indústrias petrolíferas (refinarias), indústrias de alta tecnologia (eletroeletrônicos e espacial), além de investimentos em agroindústria alimentar, hidrogênio verde e indústria da transformação (como é o caso da indústria naval).
Segundo o secretário, com a validação da criação da ZPE de Bacabeira, o CZPE poderá avaliar a instalação de projetos industriais na região e o primeiro projeto já foi apresentado ao Conselho Nacional, prevendo a instalação de uma refinaria modular de combustível, com potencial de produção de combustível sustentável para aviação (SAF, sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuel).
“Todas as condições estão sendo dadas pelo governador Carlos Brandão (PSB) para que a ZPE de Bacabeira seja um sucesso, já que o regime das Zonas de Processamento de Exportação é um importante instrumento para promoção da industrialização do país, com foco em produtos e serviços brasileiros com atratividade internacional” afirmou.(Por Raíssa Fonsêca / Contextualizando)