FACETUBES.COM
ACADEMIAS DO INTERIOR MARANHENSE GANHAM FORÇA MEDIANTE DEDICAÇÃO DE SEUS ADEPTOS
Colunista Joiza Costa, da APB.
Por: Mhario Lincoln
Fonte: Joiza Costa
Natividade, presidente ACLAJOL, Joiza Costa, doutora Ediana, poeta Maura Luza / Joizacawpy Costa
Sementes plantas em solo fértil e regadas com cuidado, florescem e frutificam. E assim é a história do clube do livro Maria Firmina dos Reis no município de João Lisboa.
Esse projeto é uma ação concreta de compromisso da literatura de João Lisboa, a Academia de Ciência Letras e Artes de João Lisboa, (ACLAJOL) se desdobra sobre tão importante trabalho, liderado pela incansável presidente da academia Maria Natividade Silva Rodrigues, que num esforço incansável e mediante ajuda de colaboradores, tem feito com que um plano saia do papel e torne-se realidade.
Na visita feita ao município por conta do aniversário da academia, a professora Maura Luza Frazão ganhou homenagem especial do clube do livro, essa ação visa aproximar os alunos dos escritores e envolve-los ainda mais no gosto pela leitura e pelos livros.
Notamos ainda melhor o desempenho e a realidade dessa ação, filha da ACLAJOL, quando nos deparamos com os frutos que a mesma já deu, crianças declamando poesias e crianças já escrevendo a ponto de participarem de antologias por meio do projeto, encontramos um verdadeiro jardim e um imenso pomar literário no clube do livro Maria Firmina dos Reis.
Iolete Dino na homenagem a Sálvio Dino, patrono da ACLAJOL
A academia estava em festa no mês de maio, e a programação seguiu com um momento solene de comemoração muito bem planejado no sentido de oferecer a academia aquilo que ela merece. Nessa cerimônia foi apresentado o busto de Sálvio Dino, o momento foi de muita emoção, visto que a esposa do patrono que fez a doação do busto, não conseguiu engolir as emoções ao rememorar sua história.
A cerimônia seguiu com homenagem a várias pessoas da cidade que se empenham em colaborar com o sodalício.
As atrações foram uma verdadeira demonstração de cultura pertencente a esse espaço, com apresentação de teatro e atração musical de tirar o fôlego. Houve o momento solene de lançamento da antologia da acadêmica acompanhada de muita emoção e sentimento de dever cumprido, enfim a festa iniciou, culminou e terminou numa atmosfera regada a literatura e cultura de forma geral. A ACLAJOL, personifica a possibilidade das cidades interioranas do Maranhão de se organizarem enquanto academia e de poderem não só fundar, mas alimentar as suas atividades de forma concreta. A referida academia está de parabéns.
DROPS LITERÁRIO
(Trecho do poema premiada no Chile, FLOR E ABOLIÇÃO, de Maria Natividade Silva, atual presidente da ACLAJOL)
FLOR ABOLIÇÃO
Ela nasceu no
Limiar
Da independência
E claramente
Seguiu os passos da docência.
Maria Firmina é o nome dela
Que cantou poetizou e pintou
Uma aquarela
Nesse grande Maranhão…
Membros ACLAJOL em noite solene de comemoração alusiva ao aniversário da academia