Conheça a relação das 10 cidades maranhenses com os maiores índices de homicídios 

Conheça a relação das 10 cidades maranhenses com os maiores índices de homicídios 
Publicado em 24/06/2024 às 12:27
A capital é uma das 15 mais violentas, segundo o Atlas da Violência 2024 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

 

IMAGEM (FOTO) MERAMENTE ILUSTRATIVA 

Dez municípios maranhenses estão entre as cidades com maior índice de homicídios estimados do Brasil. Esses dados são do Atlas da Violência 2024 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgados na terça-feira (18). São Luís é a 15ª capital mais violenta do país, segundo o levantamento.

Entre as cidades do estado que apresentam o maior número de homicídios estimados por 100 mil habitantes, Caxias aparece com 44,6 casos, seguido por Açailândia (42,2) e Balsas (37,3).

Além disso, municípios da região metropolitana da capital maranhense aparecem quase empatados no número de registros, sendo São José de Ribamar com 27,8 e São Luís com 27,2. O resultado dessa pesquisa se deu a partir da soma do número de mortes classificadas como óbitos causados por agressão, intervenção legal e operações de guerra.

Após a apuração dos dados, a região Nordeste foi classificada como a mais violenta do país. Segundo a pesquisa, a taxa de homicídios acontece com mais frequência nos municípios arredores das regiões metropolitanas. O Maranhão aparece em 7º lugar, representando 27,6 casos por 100 mil habitantes.

A partir desta classificação, o Maranhão foi considerado mais um estado nordestino inserido na rota internacional do tráfico de drogas. Nos últimos anos, o território maranhense foi palco de confrontos entre facções criminosas criadas no Complexo Penitenciário São Luís. Uma das guerras mais frequentes é a disputa territorial e o domínio de poder.

A Região Metropolitana de São Luís registrou 14 mortes violentas só no mês de junho e a 119ª do ano, segundo levantamento feito pelo Difusora News com base nos dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão. (Dados do IPEA / Por Portal Difusora News)