Zé Doca

Conselho de sentença absolve acusado de participação em homicídio em Zé Doca

Conselho de sentença absolve acusado de participação em homicídio em Zé Doca
Publicado em 14/11/2023 às 18:46

A juíza Leoneide Delfina Barros Amorim, titular da 2ª Vara da Comarca de Zé Doca, presidiu na última semana uma sessão do Tribunal do Júri. O réu foi José Flávio da Luz. Na ocasião do julgamento, realizado no último dia 9, ‘Flavinho’, como era conhecido, foi absolvido pelo conselho de sentença. Isso porque os jurados acataram a tese de defesa de negativa de autoria, entendendo que não foi o réu o autor do golpe que vitimou fatalmente José Wellington Almeida Garcês. A sessão foi realizada no termo judiciário de Araguanã, local do fato delituoso.

De acordo com a denúncia, o assassinato de José Wellington, conhecido como ‘Tcha Tcha Tcha’ ocorreu em 8 de dezembro de 2019. O outro envolvido na morte de José Wellington foi Gideones Silva Mendonça. Narrou a denúncia que um grupo de estava ingerindo bebidas alcoólicas na residência da vítima, entre as quais os denunciados Gideones e José Flávio. A quarta pessoa, identificada como ‘Pitocão’, retirou-se, ficando apenas a vítima e os denunciados.

XINGOU A MÃE

De repente, Gideones e José Wellington começaram a se ofender, xingando a mãe um do outro e, posteriormente, partindo para a agressão física. Gideones aplicou um golpe do tipo ‘Mata-leão’ em José Wellington, tentando sufocá-lo, mas ele se desvencilhou. Em dado momento, José Flávio teria segurado a vítima pelo pescoço, que quase chegou a desmaiar, caindo ao chão. Ato contínuo, Gideones teria pego um facão e atingido José Wellington no pescoço, causando-lhe morte instantânea. Após o crime, os homens fugiram pelos fundos da casa.

Quando prestou depoimento às autoridades policiais, José Flávio admitiu a ocorrência de todos os fatos, mas atribuiu ao comparsa Gideones a autoria do golpe de facão que levou José Wellington Garcês à morte. A sessão de julgamento aconteceu na Câmara de Vereadores de Araguanã.