Dia Mundial de Conscientização do Autismo: SES promove atividades de integração e atendimentos em saúde na Casa de Apoio Ninar

Dia Mundial de Conscientização do Autismo: SES promove atividades de integração e atendimentos em saúde na Casa de Apoio Ninar
Publicado em 02/04/2024 às 22:48

Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nesta terça-feira (2), atividades de integração e atendimentos em saúde na Casa de Apoio Ninar, em São Luís. 



Durante o evento, as famílias participaram de momentos de diversão com atividades recreativas, lanches, doces e brinquedos. Além disso, houve atendimentos em saúde e odontologia para as crianças e suas famílias.

“É um dia de celebração, uma vez que 80% do nosso público atualmente são pacientes com espectro autista. Importante conscientizar sobre essa convivência, a importância da socialização das crianças e sobre o respeito e espaço na sociedade. Aqui, na Casa de Apoio, conseguimos promover essa reabilitação por meio de terapias e todos são muito bem-vindos. Temos duas modalidades que são os atendimentos ambulatoriais para as famílias que moram em São Luís e os circuitos de terapia integral com consultas médicas e realização de exames para as famílias que precisam ficar acomodadas aqui na casa por uma semana”, explicou a diretora da Casa Ninar, Andrea Dutra.

O atendimento na Casa de Apoio Ninar é feito por agendamento via aplicativo do Viva Procon para crianças de 0 a 12 anos de idade, que tenham encaminhamento médico. A unidade de saúde é uma das referências na Rede Estadual de Saúde para pessoas com TEA, oferecendo suporte integral às famílias e crianças afetadas pelo transtorno.

Heitor da Silva, de 2 anos e 7 meses, é uma das crianças atendidas e frequenta as terapias há pouco menos de um mês. “Ele já tinha o diagnóstico fechada e indicaram vir para cá. O atendimento fez toda diferença e aqui a gente tem acesso a praticamente tudo, as consultas e exames e hoje estamos aqui comemorando também”, disse Bruna Coqueiro, de 23 anos, mãe do Heitor.

Yara Martins do Nascimento, de 28 anos, tem três filhos com TEA, o Alisson, Francinaldo e João, e mensalmente vai até a Casa de Apoio para acompanhar as terapias dos filhos, saindo da cidade de São Bento. “Aqui me ajudou muito com o diagnóstico e o tratamento. Dependendo do tanto de terapia a gente chega a vir umas quatro vezes no mês”, falou.

Além das atividades recreativas, um carro de apoio da Rede Sorrir, o Sorrir Móvel, esteve presente na ação com oferta de atendimentos odontológicos e suporte de estagiários de Odontologia. As famílias participavam da triagem com aplicação de flúor. “Nosso foco aqui é a prevenção. Algumas crianças foram atendidas em procedimentos, como restauração, extração, aplicação de selante, além das orientações às famílias de pacientes que precisam ser regulados para serviços de ortodontia. As crianças com TEA tem um perfil que exige mais atenção, a dificuldade com barulho e outras sensibilidades, um manejo específico que a equipe está preparada”, pontuou Natália Lua, dentista que integra a equipe da Sorrir.

Conscientização

O Dia Mundial do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007. A resolução foi proposta pelo Catar e adotada por todos os estados membros da ONU, estabelecendo o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O transtorno do espectro autista é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, padrões repetitivos de comportamento e interesses restritos. O diagnóstico é feito por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, que avaliam o desenvolvimento da criança e seus comportamentos. 

Casa de Apoio Ninar

O equipamento da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) funciona desde 2017 e mantém foco para o tratamento de crianças com síndromes raras e oferta assistência às famílias dos pacientes que convivem com distúrbios de desenvolvimento neuropsicomotor. A assistência multidisciplinar no circuito de vivência usa o método com cuidado centrado na família, com atividades de musicalização, culinária e arteterapia. A Casa de Apoio Ninar é gerenciada pelo Instituto Acqua.◀