Estudante de Grajaú, da rede estadual representará o Maranhão no programa Jovem Senador em Brasília
O terceiro colocado foi Vinicius de Assis Vieira Santos, estudante do Centro Educa Mais José Mariano Muniz, no município de Santa Luzia, da URE Santa Inês
“Estou muito emocionada por poder vivenciar esse momento. Sou muito grata”, d disse Wemilly Vitória Leda Dias / Foto reprodução
O programa Jovem Senador é uma ação institucional do Senado que proporciona aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas a oportunidade de vivenciar a prática política parlamentar.
As palavras carregadas de sentimento foram proferidas por Wemilly Vitória Leda Dias, 17 anos, vencedora da etapa estadual do programa Jovem Senador 2024. Agora, a estudante do Centro de Ensino Dimas Simas Lima, localizado no município de Grajaú, representará o Maranhão na Semana de Vivência Legislativa, que acontecerá de 5 a 9 de agosto em Brasília. A estudante Wemilly também fez questão de agradecer a todos os envolvidos durante o processo de elaboração do texto, que este ano teve como tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.
“Eu quero nesse momento agradecer a todos que me ajudaram nesse processo, a meu professor Adail, às minhas amigas, principalmente Maria Antônia, que me ajudou e compartilhou muito conhecimento comigo, agradeço também à escola e aos meus pais por essa oportunidade que estou tendo, obrigada”, disse Wemilly Vitória. “É com muita honra que, após orientar a aluna Wemilly Vitória, estou indo para o Senado Federal. É importantíssimo para nós participarmos do programa do Jovem Senador e representarmos o Maranhão durante essa semana de imersão no processo legislativo. Uma oportunidade única de vivenciar a construção das leis que impactam todo o país”, afirmou Adail França, professor de Redação e tutor da vencedora.
O anúncio da redação vencedora foi feito pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nesta quarta-feira (19), que também divulgou o 2º e 3º colocados da etapa estadual. Em segundo lugar, ficou Gabrielly de Sousa Pereira, estudante do Centro de Ensino Professor Édson Pereira da Silva, localizado em Centro do Guilherme, da Unidade Regional de Educação (URE) Zé Doca.
Já o terceiro colocado, foi Vinicius de Assis Vieira Santos, estudante do Centro Educa Mais José Mariano Muniz, no município de Santa Luzia, da URE Santa Inês. “Coordenar o programa Jovem Senador é muito satisfatório para mim, porque a proposta do Senado Federal busca estimular o debate de temas da atualidade no âmbito escolar. Além disso, leva o estudante selecionado a vivência do processo de representação democrática por uma semana com posse de exercício do mandato como Jovem Senador”, ressaltou Ana Celeste, assessora especial da Seduc e coordenadora do programa Jovem Senador no Maranhão.
“Estamos hoje na cidade de Grajaú e viemos trazer a premiação da aluna vencedora do programa Jovem Senador. Nossa URE, a aluna Wemilly, os professores e toda comunidade escolar estão de parabéns, assim como toda a equipe da Secretaria de Estado da Educação, que veio trazer a notícia e surpreender a aluna. É um momento para comemorar esse feito! Com o número de alunos que temos no Maranhão, ter uma vencedora de nossa URE é gratificante”, proferiu Cátia Cilene, diretora da URE Barra do Corda.
Programa Jovem Senador
O programa Jovem Senador é uma ação institucional do Senado que proporciona aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas a oportunidade de vivenciar a prática política parlamentar, por intermédio da simulação do trabalho legislativo dos senadores e senadoras.
Em Brasília, durante a Semana de Vivência Legislativa, os jovens senadores e senadoras são orientados a atuar como representantes de seus estados durante as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas.
Ao final da semana, vários Projetos de Lei são apresentados e votados em Sessão Plenária.
Assim, os jovens senadores e senadoras têm a possibilidade de intervir ativamente no ordenamento jurídico do nosso país, caso suas proposições legislativas sejam aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal. (De O Imparcial)