Governo do Maranhão promove ações de combate ao bullying e à violência nas escolas
A prevenção continua sendo o maior aliado no combate à violência no país. O tema ganha força, principalmente, no mês em que se debate o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas escolas, celebrado neste domingo (7). No Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, segue atento a essas questões e vem realizando ações para tornar o ambiente escolar um lugar de acolhimento e segurança.
“As ações de combate à violência nas escolas são de extrema importância para fortalecer a educação, porque ajudam a manter o ambiente escolar propício para a prática do ensino e fortalecem o aprendizado. O respeito, o reconhecimento e a valorização são fundamentais para que a educação do Maranhão continue avançando e conquistando indicadores cada vez melhores”, destacou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
Em janeiro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei de nº 14.811/2024, que inclui os crimes de bullying e cyberbullying no Código Penal e transforma crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em hediondos, como o sequestro e o induzimento à automutilação.
Ações nas escolas
Nas escolas da rede estadual, por exemplo, a comunidade escolar é orientada a participar de diversas ações que ajudam a combater o bullying e a violência no ambiente escolar. Entre as ações, estão palestras motivacionais; orientação às famílias em reunião de pais e/ou responsáveis; roda de conversa com a temáticas de saúde socioemocional e escuta qualificada com psicólogos em casos emergenciais.
Além dessas ações, também são desenvolvidas campanhas de prevenção ao bullying e à violência; ações de promoção, prevenção e prevenção em datas alusivas à saúde mental e socioemocional; formação continuada de professores e gestores pedagógicos, entre outras ações de combate à violência.
Durante palestra para estudantes do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, o psicólogo da Frente Socioemocional da Seduc, Ivan Almeida, destacou a importância do tema para ajudar na prevenção da violência no ambiente escolar. “O tema é necessário para que possamos realizar ações preventivas para evitar acontecimentos que geram tantos transtornos e sofrimentos aos nossos jovens”, ressaltou.
“Achei muito produtiva a palestra e vou levar os ensinamentos para vida toda. Precisamos combater diariamente a violência, o bullying ou qualquer outro tipo de discriminação porque causam um mal devastador nas pessoas que foram acometidas por esse problema”, disse a estudante Joely Silva Elias.