tj
Judiciário de Zé Doca realiza ações em alusão ao mês de prevenção ao câncer de mama
OUTUBRO ROSA
Palestra ‘Prevenção, sintomas e autocuidado’ realizada em ação de prevenção ao câncer de mama em Zé Doca.
foto/divulgação: –
Na última quinta-feira, 26, a 2ª Vara da Comarca de Zé Doca, alinhada à campanha nacional “Outubro Rosa”, promoveu uma ação de sensibilização de seus servidores e, especialmente, das servidoras da unidade e da comunidade em geral sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
A ação foi idealizada pela juíza Leoneide Delfina Barros Amorim, titular da 2ª Vara da Comarca de Zé Doca, e pela secretária judicial Ruth Gomes de Araújo. Durante a iniciativa, várias atividades que visavam alertar mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama foram incluídas na programação.
O evento foi iniciado às 18h com uma caminhada que partiu do Fórum Desembargador Raymundo Liciano Carvalho com destino à Praça do Comércio e, após esse primeiro momento, os presentes participaram de uma aula de zumba. Às 20h, foi iniciada uma palestra intitulada “Prevenção, sintomas e autocuidado”, mediada pela médica Cleyciane Barros. A solenidade foi finalizada com um coffee break, às 21h.
Uma das inciativas consistia em uma caminhada que partiu do Fórum com destino à Praça do Comércio”, em Zé Doca
Participaram do evento, a prefeita e a vice-prefeita de Zé Doca, Josinha Cunha e Ana Sampaio; a Procuradora do Município, Apoena Ribeiro; a Secretária da Mulher do Município de Zé Doca Ângela Barros; o Procurador do Município de Araguanã Valter Bello Amorim; a primeira-dama de Araguanã, Thaymara Amorim; e o secretário de Administração do Município de Araguanã Salatiel Amorim.
CAMPANHA OUTUBRO ROSA
O movimento ‘Outubro Rosa’ é celebrado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou na década de 1990 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que ajuda milhares de pessoas.
Assessoria de Comunicação