Modelo maranhense ganha reality ‘Jogo de Panelas’, no programa da Ana Maria Braga, com prato típico do MA
Yara de Sá se consagrou na disputa com o famoso Doce de Espécie, uma iguaria maranhense adaptada na cidade de Alcântara, na região metropolitana de São Luís, e que conta com mais de 130 anos de tradição na culinária no MA.
Por g1 MA — São Luís
Modelo maranhense ganha reality ‘Jogo de Panelas’, no programa Ana Maria Braga, com prato típico do MA — Foto: Reprodução/TV Globo
A modelo maranhense Yara de Sá, de 38 anos, foi a grande vencedora do quadro reality “Jogo de Panelas São Paulo 2024“, exibido no programa “Mais Você”, comandado pela apresentadora Ana Maria Braga. Chegando aos 44 pontos com votação popular, a modelo de São Luís saiu vitoriosa e levou R$ 15 mil para casa.
O resultado da disputa foi divulgado na quarta-feira (22), em rede nacional pela TV Globo. Na competição, os participantes não deveriam apenas cozinhar. Nas etapas avaliativas, onde eram avaliados os looks dos participantes, apresentação dos pratos e caracterização das roupas dos concorrentes, Yara sempre se apresentava com roupas e comidas típicas do Maranhão.
Inspiração para a receita
Yara venceu a disputa com o ponto extra da chef Michele Crispim pelo prato de robalo com arroz de cuxá, prato típico maranhense, mas foi do Doce de Espécie, que fez parte da sobremesa, que ganhou destaque.
Doce de espécie é um prato típico do Maranhão. — Foto: Divulgação
A modelo se consagrou na disputa com o doce, que é uma iguaria maranhense adaptada na cidade de Alcântara, na região metropolitana de São Luís, e que conta com mais de 130 anos de tradição na culinária no MA. Ao g1, Yara contou que a inspiração na escolha desse prato regional foi o objetivo de resgate das raízes históricas de seu estado. “Escolhi o tema do meu jantar a cultura maranhense. Minha inspiração foi porque eu acho esse doce de espécie muito rico de história, é um alimento que traz uma abordagem que precisa ser trazida de volta, que é a cultura do alimento e a ancestralidade também”, disse a modelo.
Nesse resgate histórico, Yara conta que, em suas motivações, também estavam os laços afetivos de sua infância. Ela relata que, quando ainda era pequena e morava com sua mãe em São Luís, era levada ao Mercado das Tulhas, no Centro da cidade, para comprar o doce que uma amiga de Alcântara revendia na capital. “Eu conheço o doce de espécie desde pequena. Minha mãe, quando ia no Centro, comprava no Mercado das Tulhas, comprava para levar doce para casa. No trabalho, ela tinha uma amiga que era de Alcântara e essa amiga levava para vender, minha mãe comprava e levava pra agradar a gente”, contou Yara.
Valor social
Como uma espécie e máxima na gastronomia, o valor do alimento não se limita somente ao paladar ou às sensações de sabor ao experimentar uma comida. Para além disso, a importância das relações e temáticas sociais na formulação das receitas é uma das coisas que torna um prato completo e repleto de significados.
Yara contou que teve a ajuda de sua irmã, Yacy de Sá, que também é modelo e nutricionista e já posou junto com Yara para a capa da revista Marie Claire, para o desenvolvimento da receita.
Yacy e a irmã levaram em consideração o atual cenário de saúde das pessoas no Brasil e se perguntaram se, realmente, a abordagem nutricionista atual, de encarar a comida somente como fator nutricionista, é realmente eficaz.
Para evitar cooperar com as inúmeras doenças causadas pelo excesso de açúcar no sangue e doenças mórbidas, como a obesidade, a escolha para o mantimento da receita tradicional foi um grande diferencial, que fez do doce um prato ainda mais especial e imbatível.
“O alimento é mais do que nutriente, que as pessoas só falam do alimento compartimentalizado. A comida tem o aspecto social também. O que a gente observa é que a população está caminhando em direção à obesidade. Será que essa abordagem funcional [de observar o alimento somente como nutriente e remédio] está realmente funcionando? Os dados mostram o contrário”, declarou Yara.
Gratidão ao vencer
Ao sair da disputa como vencedora, Yara não deixou de agradecer a todos que acompanharam as etapas de avaliação e estiveram presentes em todos os momentos de sua passagem pelo programa, na torcida, na votação popular e na produção e preparo do programa.
Nas redes sociais, ela diz estar muito feliz com o troféu e o prêmio conquistado, pois, além de sair vitoriosa, pôde levar a cultura maranhense para todo o Brasil.
“Tô aqui para agradecer a todos que acompanharam o Jogo das Panelas, aos que torceram e votaram em mim inúmeras vezes, muito obrigada. Tô muito feliz com esse troféu que eu conquistei com voto do público; Eu to muito feliz, conquistei as principais categorias”,