OPERAÇÃO PAZ: 9 PESSOAS SÃO PRESAS PELA POLÍCIA CIVIL POR CRIMES DE ROUBO E ESTUPRO DE VULNERÁVEL, EM SANTA INÊS

OPERAÇÃO PAZ: 9 PESSOAS SÃO PRESAS PELA POLÍCIA CIVIL POR CRIMES DE ROUBO E ESTUPRO DE VULNERÁVEL, EM SANTA INÊS
Publicado em 27/12/2023 às 10:51

Entre os dias 18 e 21 de dezembro, 9 pessoas já foram presas e um adolescente apreendido, em Santa Inês, em ações realizadas na esfera da Operação Paz. Com reforço de 16 policiais civis, as equipes cumpriram mandados de prisão preventiva e definitiva, e de busca e apreensão em endereços situados no município alvo. As prisões estão relacionadas aos crimes de homicídio, furto, roubo e estupro.
A Operação Paz é uma inciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)/Secretaria Nacional de Segurança Pública/SENASP e conta com as forças policiais de 12 unidades da federação envolvidas. No Maranhão as ações da Polícia Civil são coordenadas pela Delegacia Geral de Polícia Civil. O objetivo da operação é combater e prevenir as mortes violentas intencionais e delitos associados, agindo sobre os fatores que mais fomentam tais crimes, como o tráfico de drogas e a formação de organizações criminosas.
Os mandados cumpridos nos quatro dias são resultado de investigações em curso e de informações de inteligência da Polícia Civil coletadas ao longo das semanas que antecederam a fase final da Operação Paz que encerra no próximo dia 31 de dezembro.
“O trabalho impacta profundamente na atividade investigativa no município, uma vez que os índices de homicídios e outros delitos estão em tendência de queda, visto que os quatro meses da operação, nas modalidades investigação-inteligência e cumprimentos de mandados, resultaram em dezenas de prisão no município, reforçando o fator prevenção”, destacou o delegado-geral operacional da PC-MA, Lúcio Reis.
Além do Maranhão, a Operação Paz conta com ações no Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Bahia, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins.
(Ascom/ PC/ MA)