QUANTO PODE GASTAR CADA UM DOS CANDIDATOS A PREFEITO  E A VEREADOR DE SANTA INÊS NA CAMPANHA DESTE ANO (2024)?

QUANTO PODE GASTAR CADA UM DOS CANDIDATOS A PREFEITO  E A VEREADOR DE SANTA INÊS NA CAMPANHA DESTE ANO (2024)?
Publicado em 22/07/2024 às 11:44

Imagem Urna Eletrônica /Reprodução

Esses são os valores permitidos pelo TSE, e não podem ser ultrapassados, sob pena de processos e até nulidade das candidaturas. Os valores foram divulgados para todos os municípios brasileiros e o Agora! tem em arquivo os valores dos 217 municípios maranhenses, porém nesta edição estamos divulgando os valores a serem gastos pelos candidatos a prefeito e vereador de Santa Inês e outros municípios da região.

Segundo o TSE, o valor máximo permitido para ser gasto na campanha eleitoral de 2024 por cada um dos candidatos a prefeito e a vereador de Santa Inês-MA é de:

CANDIDATO A PREFEITO:   

R$ 1.123.908,22 (UM MILHÃO, CENTO E VINTE E TRÊS MIL, NOVECENTOS E OITO REAIS E VINTE E DOIS CENTAVOS) 

CANDIDATO A VEREADOR 

R$ 51.673,88 (CINQUENTA E UM MIL REAIS, SEISCENTOS E SETENTA E TRÊS REAIS E OITENTA E OITO CENTAVOS). 

Esses valores devem ser respeitados, todavia, para que isso aconteça, é necessário uma rígida fiscalização por parte da Justiça Eleitoral em Santa Inês, Ministério Público Eleitoral e a própria população, que pode utilizar-se de denúncias, fiscalizando também o que farão (e já estão fazendo) os candidatos a prefeito e vereador. É muito difícil acreditar que um candidato a prefeito de Santa Inês venha gastar pouco mais de 1 milhão e 100 mil reais em campanhas onde, com certeza haverá eventos que custarão acima da cifra de 100 mil reais (fora, o por fora). E aqui não se trata de julgamento antecipado, mas sim de exemplos das campanhas anteriores. Da mesma forma que duvida-se que candidatos a vereador de Santa Inês venha a gastar cada um deles apenas 51 mil reais para se eleger. Mas confiamos na Justiça Eleitoral e na rígida fiscalização da mesma e a devida punição dos que desrespeitarem as leis eleitorais. (Da Editoria de Política do Agora! com números do TSE)