TJMA empossou Graça Amorim como primeira mulher desembargadora pelo Quinto Constitucional
A solenidade foi bastante prestigiada por magistrados, magistradas, familiares, advogados e servidores / foto/divulgação: Ribamar Pinheiro
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, deu posse na tarde da última terça-feira (7/5), no Gabinete da Presidência, à promotora de Justiça Maria da Graça Peres Soares Amorim, no cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão.
A promotora de Justiça integrava a lista tríplice para preenchimento da vaga do Quinto Constitucional destinada ao Ministério Público estadual para o cargo de desembargador(a), sendo nomeada pelo governador do Estado, Carlos Brandão.
O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho disse que deseja luz, mais sabedoria, paciência e espírito de colaboração e respeito. “É a primeira mulher que chega ao Tribunal de Justiça como desembargadora pelo Quinto Constitucional, e que outras mulheres venham”, ressaltou.
A desembargadora empossada Graça Amorim declarou que espera continuar honrando o compromisso com a integridade, lealdade, amizade, respeito às leis e simplicidade. “Estou sempre à disposição e a serviço da lei”, frisou.
A desembargadora Sônia Amaral disse que a vinda de uma nova membra ao Tribunal, é motivo de muita alegria para a Corte. “Ouso falar, em nome das mulheres, porque a vinda de uma mulher é mais prazerosa. Temos nos movimentado para que alcancemos um maior número de magistradas. A minha alegria é dobrada de ter mais uma mulher na Corte aumentando a qualidade mas ainda por ser a Graça, que fomos colega de faculdade”, frisou.
A vaga de desembargador(a) foi aberta em decorrência de decisão do Órgão Especial do Tribunal, em sessão ordinária realizada em 6 de dezembro de 2023, criada pela Lei Complementar nº 242/2022 e regulamentada pela Resolução-GP 8/2023.
O termo de compromisso e posse foi lido pela diretora-geral do TJMA, Ticiany Gedeon Maciel Palácio. Participaram da solenidade, magistrados, magistradas, familiares, advogados, e servidores.
Por Orquídea Santos
Fotos de Ribamar Pinheiro / Agência TJMA de Notícias