Trem da Vale disponibiliza novo sistema de entretenimento para passageiros da Estrada de Ferro Carajás

Trem da Vale disponibiliza novo sistema de entretenimento para passageiros da Estrada de Ferro Carajás
Publicado em 03/06/2024 às 11:40

De forma gratuita, serviço disponibiliza mais de 60 horas de conteúdo sem consumir internet dos usuários

A Vale acaba de lançar um novo sistema de entretenimento para os usuários da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Agora, quem viaja no Trem de Passageiros, que liga Parauapebas (PA) a São Luís (MA), além de assistir a filmes nas telas de bordo disponíveis nos vagões, poderá acessar a programação a partir do seu próprio dispositivo móvel (smartphone, tablet ou notebook), de forma gratuita e off-line.

O serviço é disponibilizado para os viajantes das classes executiva e econômica. Para acessar, basta que o usuário desligue seus dados móveis, conecte-se à rede wi-fi “Nos Trilhos” e acesse o endereço www.nostrilhos.neoplay.top. O catálogo disponibiliza 60 horas de conteúdo, com produções de classificação livre, ou seja, que podem ser vistas por pessoas de qualquer idade. Os filmes são de gêneros diversos, como ação, aventura, drama, romance e infantil.

O Trem de Passageiros da EFC é o único que oferece regularmente viagens de longa distância na região Norte. Em funcionamento há 38 anos, ele percorre cerca de 860 quilômetros, com 15 pontos de parada entre os Estados do Pará e Maranhão. Em alguns trechos, a passagem de trem chega a ser 40% mais barata que a rodoviária, considerando o mesmo percurso. Com uma média de 20 vagões, a cada viagem, ele transporta cerca de 1.200 passageiros.

Parceria para ampliar conectividade ao longo da ferrovia

Outras duas ações somam ao cuidado para melhorar a conectividade dos usuários do Trem da Vale e beneficiar as comunidades vizinhas à EFC. A primeira, a implantação, em parceria com a Vivo, de uma infraestrutura para ampliar o alcance do sinal de internet 4G ao longo da Estrada de Ferro Carajás. A iniciativa inclui a instalação de 49 novas torres de telefonia e ativação de sinal em outras 27 torres já instaladas, além da aquisição e instalação de novos equipamentos. O investimento, de cerca de R$ 240 milhões, deve ser concluído em 2026. 

O projeto também vem para melhorar a conectividade dos usuários e prevê que todas as 15 estações de passageiros ao longo da EFC terão sinal de internet grátis. A nova infraestrutura de rede também levará mais segurança e eficiência para a operação da EFC, pois toda a comunicação da ferrovia se tornará digital, agilizando acesso a dados gerados pelas composições e possibilitando a implantação de sistemas ainda mais inovadores, contribuindo para a construção da EFC do futuro.