tj

Judiciário de Zé Doca realiza ações em alusão ao mês de prevenção ao câncer de mama

Judiciário de Zé Doca realiza ações em alusão ao mês de prevenção ao câncer de mama
Publicado em 31/10/2023 às 23:57

OUTUBRO ROSA

Palestra ‘Prevenção, sintomas e autocuidado’ realizada em ação de prevenção ao câncer de mama em Zé Doca.

foto/divulgação: –

Na última quinta-feira, 26, a 2ª Vara da Comarca de Zé Doca, alinhada à campanha nacional “Outubro Rosa”, promoveu uma ação de sensibilização de seus servidores e, especialmente, das servidoras da unidade e da comunidade em geral sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A ação foi idealizada pela juíza Leoneide Delfina Barros Amorim, titular da  2ª Vara da Comarca de Zé Doca, e pela secretária judicial Ruth Gomes de Araújo. Durante a iniciativa, várias atividades que visavam alertar mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama foram incluídas na programação.

O evento foi iniciado às 18h com uma caminhada que partiu do Fórum Desembargador Raymundo Liciano Carvalho com destino à Praça do Comércio e, após esse primeiro momento, os presentes participaram de uma aula de zumba. Às 20h, foi iniciada uma palestra intitulada “Prevenção, sintomas e autocuidado”, mediada pela médica Cleyciane Barros. A solenidade foi finalizada com um coffee break, às 21h.

Uma das inciativas consistia em uma caminhada que partiu do Fórum com destino à Praça do Comércio”, em Zé Doca 

Participaram do evento, a prefeita e a vice-prefeita de Zé Doca, Josinha Cunha e Ana Sampaio; a Procuradora do Município, Apoena Ribeiro; a Secretária da Mulher do Município de Zé Doca Ângela Barros; o Procurador do Município de Araguanã Valter Bello Amorim; a primeira-dama de Araguanã, Thaymara Amorim; e o secretário de Administração do Município de Araguanã Salatiel Amorim.

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

O movimento ‘Outubro Rosa’ é celebrado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou na década de 1990 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que ajuda milhares de pessoas.

Assessoria de Comunicação