Judiciário maranhense passa a ter primeira mulher à frente da Diretoria de Segurança

Judiciário maranhense passa a ter primeira mulher à frente da Diretoria de Segurança
Publicado em 03/06/2024 às 10:55

Coronel Claridelma Mesquita é responsável por     dirigir as ações de segurança do TJMA  

A imagem mostra uma pessoa sentada em frente a um monitor de computador com texto nele. O rosto da pessoa está borrado para preservar a privacidade. O monitor exibe uma lista de tópicos, mas o texto não está claro o suficiente para ser lido completamente ou transcrever possíveis problemas de tarefa. O cenário parece ser um ambiente de escritório, o que pode ser relevante para discussões sobre configurações de trabalho ou uso de computadores lá. No entanto, sem mais contexto ou texto mais claro, não é possível inferir informações específicas adicionais a partir desta imagem.

.Foto/divulgação: Ribamar Pinheiro

Após 12 anos de criação da Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), a coronel PM Claridelma Mesquita assumiu o comando do setor. Essa é a primeira vez que uma mulher é nomeada para a direção do órgão de segurança institucional do Poder Judiciário do Maranhão.

Claridelma é fonte de inspiração para outras mulheres servidoras da Justiça, por ocupar um cargo de liderança. De acordo com dados da Diretoria de Recursos Humanos do TJMA, trezentos e quarenta (340) servidoras do Poder Judiciário maranhense ocupam cargos de chefia, o que representa o percentual de 61,82%, no universo de 550 cargos existentes no órgão. 

Atualmente, a Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI) do TJMA é presidida pelo desembargador Sebastião Joaquim Lima Bonfim.

CARREIRA

Aos 51 anos e concursada da Polícia Militar desde o ano de 1994, Claridelma avalia sua trajetória profissional, em ambientes majoritariamente masculinos. “Como mulher, na segurança pública, sempre atuei em ambientes de maioria masculina mas nunca permiti que qualquer questão de gênero fosse obstáculo”, pontuou.

“Ao avaliar minha trajetória pessoal e profissional, vejo um percurso marcado por dedicação, resiliência e conquistas significativas. Tudo isso evidencia meu compromisso contínuo com a excelência e a inovação na segurança pública”, afirmou.

Ingressou no TJMA em 2015, como chefa da Divisão de Proteção ao Magistrado e, em 2016, como coordenadora de Segurança Institucional da DSIGM (Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar).

Para a coronel, assumir a chefia da Diretoria de Segurança representa uma grande conquista na sua área, abrindo portas para outras profissionais da Segurança Institucional. “No Poder Judiciário, represento a voz de muitas mulheres que também atuam nesta missão, em tribunais pelo país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de exercer funções de comando. Então, esta missão no Tribunal de Justiça do Maranhão deve abrir um novo horizonte para outras mulheres profissionais da segurança institucional, pois entendo que recebi um legado e vou honrá-lo, sob os pilares da justiça, da disciplina e da integridade”, frisou. 

Claridelma é bacharel em Segurança Pública e Direito e possui especializações em Segurança Pública e Direito Eleitoral, cursos que forneceram a ela uma base teórica sólida para aplicar no trabalho diário. 

Durante a sua carreira, Claridelma já trabalhou em diversos órgãos e atuou em vários cargos:  Palácio do Governo, Assembleia Legislativa, Corregedoria da Polícia Militar, Assistente do Subcomandante Geral da PMMA, Companhia Feminina da PMMA, Coordenadora de Segurança da DSIGM/TJMA.

“Iniciei minha carreira no Batalhão de Policiamento de Trânsito, onde desenvolvi habilidades operacionais e estratégicas essenciais. Posteriormente, atuei na Companhia Feminina, promovendo a inclusão e o fortalecimento do papel das mulheres na Polícia Militar. Como assistente do subcomandante Geral da PM e na Corregedoria Adjunta, adquiri experiência em gestão e controle disciplinar. Minha atuação como coordenadora da Diretoria de Segurança Institucional do TJMA consolidou minha capacidade de gestão em ambientes complexos”, frisou.

DIRETORIA DE SEGURANÇA

A Diretoria de Segurança Institucional do TJMA foi criada em 8 de novembro de 2011 por meio da Resolução-GP 52/2011, assinada pelo então presidente, Des. Jamil de Miranda Gedeon Neto, e incluído o cargo de diretor de Segurança Institucional como de natureza policial-militar na Lei 6.513/1995, por força da Lei 9.528/2011. 

Em 12 de setembro de 2012, foi criada a Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJMA, por meio da Portaria 1010/2012, tendo como membros: um desembargador, presidente da CPSI; juiz/a representante da Presidência; juiz/a representante da Corregedoria Geral de Justiça e juiz/a representante da Associação de Magistrados do Maranhão. 

A partir de 2017, o Gabinete Militar foi incorporado à Diretoria de Segurança Institucional, passando o seu diretor a reunir as atribuições inerentes, por meio da Resolução 89/2017, assinada pelo então presidente, Des. José Joaquim Figueiredo dos Anjos.

A imagem mostra uma pessoa sentada em uma mesa, com o rosto obscurecido por pixelização para preservar a privacidade. A pessoa parece estar em um ambiente profissional, possivelmente um escritório, indicado pelo traje formal e pelo crachá de identificação usado no pescoço. A pessoa está vestindo uma blusa preta e tem cabelos loiros. Não há problema de matemática ou tarefa visível na imagem para transcrever.