SANTA INÊS: GOVERNO DO ESTADO REAGE A VIOLÊNCIA CONTRA MORADORES DO QUILOMBO ONÇA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO

SANTA INÊS: GOVERNO DO ESTADO REAGE A VIOLÊNCIA CONTRA MORADORES DO QUILOMBO ONÇA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO
Publicado em 03/06/2024 às 11:58

*CONTEÚDO JORNALÍSTICO TOTALMENTE PRODUZIDO PELO SISTEMA AGORA DE COMUNICAÇÃO, BASEADO EM BO,s E FOTOS DA PM / 7º BPM 

Felizmente o Governo do Estado reagiu rápido e em um prazo de 24 horas enviou forças da Polícia Militar, secretários de Igualdade Social e dos Direitos Humanos para o Quilombo Onça, no interior do município de Santa Inês, onde havia acontecido atos de agressão e ameaças a moradores por um fazendeiro que estaria acompanhado de outros homens conforme relata a Polícia Militar do Maranhão, através do 7º Batalhão, sob o comando do tenente coronel Fábio Barros Aurélio Lobato  que enviou para àquele quilombo, uma guarnição da PM para verificar o que teria verdadeiramente acontecido na manhã da última quinta-feira (30) dia de Corpus Christi,  com um antigo morador daquele quilombo que se encontra no meio de uma disputa entre os moradores e o fazendeiro que diz ter adquirido toda aquela área.  Na manhã de sexta-feira (31) o Governo do Estado já amanheceu no local para tomar as devidas providências e prevenir para que não aconteça o pior.  

Presença do Estado  

Segundo o BO da Polícia Militar, divulgado em primeira mão no começo da tarde de sexta-feira (31) pelo Agora! através de sua conta no Instagram, assinada pelo editor sênior do Sistema Agora de Comunicação, jornalista e Comendador @clelio silveira, conforme dados a seguir:  “De acordo com a determinação do Sr Governador do Maranhão, Dr Carlos Brandão e seguindo as orientações do Sr. Cmt Geral, Cel Paulo Fernando,a equipe da Força Tática e da Rádio Patrulha de Pindaré Mirim, sob o comando do Sr Cmt do 7° BPM, Ten Cel Aurélio, se deslocou até o Povoado Onça, município de Santa Inês, juntamente com equipes do Governo do Estado do Maranhão representadas pelo Secretário de Igualdade Racial, Sr. Gerson Pinheiro, pelo subsecretário dos Direitos Humanos, Sr. Daniel Formiga, e pelo representante da União de Povos Quilombolas, Sr Mauro Andrade Marques, para averiguar denúncias sobre conflitos pela propriedade da área rural localizada naquela localidade. Na oportunidade o povo quilombola relatou os recentes fatos ocorridos na comunidade, onde um senhor teria sido violentamente agredido por homens armados, assim como a comitiva de autoridades fizeram esclarecimentos e prestaram apoio psicossocial, no intuito de suprir algumas necessidades daquelas pessoas e lhes dar uma garantia de segurança. A Polícia Militar intensificará as rondas diárias com o intuito de evitar outros possíveis conflitos até que toda essa situação seja definitivamente resolvida pela justiça.
*TC QOPM Fábio Aurélio Barros Lobato*

Primeiro BO da PM 

O primeiro BO da Polícia Militar, oriundo do comando do 7º Batalhão, foi divulgado no começo da tarde de sexta-feira (30) e trazia como principal ocorrência “Agressão física”, registrada do Povoado Quilombola, ou Quilombo Onça, no interior de Santa Inês, e nele continha as seguintes informações:

===========================

*POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO / CPI / CPAI8 / 7° BPM*

*FORÇA ⚡️ TÁTICA*

*OCORRÊNCIA:* Agressão física

*BO:* INFORMATIVO

*Data:* 30/05/2024

*Hora:* 08h30min

*Local:* Povoado Quilombo Onça, Santa Inês-MA.

*Procedimentos Adotados:*

– Atendimento inicial à vítima e acionamento da ambulância;

– Escolta da ambulância para garantir a segurança do transporte da vítima.

– Coleta do depoimento da testemunha;

– Acompanhamento da vítima e testemunha até a Delegacia Regional para registro do Boletim de Ocorrência.

– Acompanhamento da vítima até o Hospital Municipal Tomáz Martins.

*Vítima:* Antônio Alves Ferreira Lima

*Data de Nascimento:* 15/08/1950

*CPF:* 009.483.283-80

*Endereço:* Quilombo Onça, Santa Inês, MA.

*Testemunha:* Aurino Renato Teixeira da Silva

*CPF:* 231.135.963-00;

*Endereço:* Quilombo Onça, Santa Inês, MA.

*Suspeitos:* Franciano, George e mais dois homens armados não identificados

*HISTÓRICO:*

No dia 30/05/2024, por volta das 08:30h, a Equipe da Força Tática recebeu determinação do Cmt do 7° BPM, *TC AURÉLIO*, para atender uma ocorrência no povoado Quilombo Onça. Relatos indicavam que um senhor, identificado como Antonio Alves Ferreira Lima, havia sido agredido a coronhadas por homens armados.

Ao chegar ao local, a equipe da Força Tática encontrou a vítima em estado de choque, com ferimentos visíveis na cabeça, resultado das agressões sofridas. De acordo com a vítima e a testemunha, Aurino Renato Teixeira da Silva, os agressores eram os senhores Franciano, George e mais dois homens não identificados, que estavam armados e, após a agressão, fugiram do local.

Diante da situação, a Força Tática acionou imediatamente os serviços de emergência para prestar socorro ao senhor agredido. Uma ambulância foi enviada ao local e, devido à gravidade da situação e à possibilidade de novos ataques, a equipe da Força Tática escoltou a mesma até o local onde a vítima recebeu os primeiros socorros.

O senhor Antonio foi então transportado para o Hospital Municipal Tomáz Martins, sob escolta policial, para receber o tratamento médico necessário. A Dra. Marilene,médica plantonista, solicitou um exame de tomografia  que só será realizado amanhã (31). Em virtude disso, a vítima ficou internada para a realização do exame. O TC Aurélio determinou ainda que rondas periódicas sejam realizadas diariamente naquela localidade,  afim de garantir a segurança das pessoas e tentar evitar outras situações como essa.

Força⚡Tática

TC QOPM Fábio Aurélio Barros Lobato

==========================